Joias da Diversidade

Nossas Vozxs na moda - edição #04

Nossas Vozxs

Nossas Vozxs é a nossa newsletter repleta de relatos autênticos, insights inspiradores e informações valiosas, dando destaque ao universo empreendedor e com foco especial na comunidade LGBTQIAPN+.

Aqui é o Rafah, designer de negócios criativos e idealizador da Cataliza Social Tech, uma plataforma para transformar pessoas marginalizadas em empreendedores potentes.

Olá, como você está?

Cada palavra que compartilho aqui é fruto de estudo e dedicação, moldando um espaço onde as vozes de todos vão ter o protagonismo merecido.

Palavras sempre de construção, de alegria, de inspiração, de fé, de fazer pensar e fazer sentir.

Preparem-se para mergulhar em histórias poderosas, reflexões transformadoras e nas vivências de um empreendedor apaixonado por ser útil.

É hora de mudar como contam as nossas histórias.

Boa leitura, e que nossas vozes ecoem! 🌟🌈

Joias da Diversidade

criativo - resiliente - inquieto

Imagina você, num dia lindo em plena Parada Gay de São Paulo, cercado pela energia contagiante e cores vibrantes. E então, de repente, surge uma ideia de negócio para atender e melhorar a autoestima das pessoas.

Agora, imagina se você tivesse seguido essa ideia e tido coragem para criar o negócio.

Essa história existe e é de Ruan Antiqueira, um jovem cheio de sonhos e determinação que estava infeliz com seu trabalho e buscava por algo significativo para sua vida.

E foi em plena Parada Gay de 2019 que ele teve uma ideia de negócio, inspirado pela alegria das pessoas e pelo filme "Kink Boots". Junto com seu irmão, Ruan refletiu sobre a história do filme e como poderiam criar algo que abraçasse a diversidade e a identidade.

Kink Boots: A história acompanha um personagem que herda uma loja de sapatos em dificuldades e encontra saída inusitada ao direcionar a produção para calçados às drag queens.

Assim, nasce a Queerida, uma marca de joias para celebrar a diversidade e a autoexpressão da comunidade LGBTQIA+. O nome Queerida vem de uma brincadeira que eles fizeram da expressão "tá, querida?" e a palavra queer.

Simplesmente, um nome divertido e que tem total identidade com o público.

A identidade visual da marca é especial e linda.

No entanto, sabemos que empreender não é fácil, e quando falamos de empreendedores da comunidade LGBTQIA+, se torna mais desafiador. Ruan comenta que a loja já recebeu ataques de ódio, apenas por ser uma marca feita por LGBT+ para LGBT+.

Ruan contou: “Quando as campanhas de tráfego acabam atingindo o público 'errado', os ataques vêm. Normalmente são trolls da internet que falam que um negócio LGBT não vai prosperar por ter esse nicho”.

Apesar dos obstáculos, a enxurrada de apoio e histórias de clientes que se sentiram representados e valorizados fizeram Ruan a continuar avançando.

Essa experiência é reveladora quando falamos de estratégias e práticas de marketing. Além de ser um direcionamento de recurso desnecessário, pode expor a marca a reações negativas.

Lição aprendida, lição não repetida.

Lição não aprendida, lição repetida.

Ainda bem que eles aprenderam a lição e, com o tempo, foram evoluindo suas campanhas e estratégias de marketing digital direcionados para o público certo.

Hoje, a Queerida vende para todo o Brasil, com mais de 60 mil seguidores no instagram. É um sonho consolidado. Ruan acredita que seus acessórios elevam a autoestima da comunidade e sua marca inspira aqueles com aspirações empreendedoras.

Ele comentou: “não apenas pelos produtos, mas pelo significado de ter um negócio LGBT+ e mostrar para mais pessoas da comunidade que elas podem e devem empreender”.

Quando as coisas não fizerem mais sentido, não tenha medo de trocar o roteiro. Você só descobre novos caminhos quando muda a direção.

A marca está em constante atualização e com olhar certeiro em sua audiência principal. Com o objetivo de crescimento, Ruan planeja desenvolver campanhas inovadoras e alcançar todas as letras da sigla, tornando-se uma marca de referência para todes.

Seja como for, estamos aqui na torcida para ver de perto esse crescimento e as transformações que a Queerida trará para a nossa comunidade.

🤖Conectar

O foco dessa seção vai ser em indicar ferramentas, cursos, eventos, encontros, palestras, livros, e tudo que sair da minha caixa de ferramentas.

Um TEDx Talk emocionante de Ronaldo Fraga, uma inspiração na moda brasileira. Ronaldo conta sua trajetória e as barreiras que transpassou desde o começo da sua jornada como estilista.

🚀Ferramenta: Ideagram

O ideagram-AI é aquela ferramenta que precisamos ter salva nos favoritos. Ela cria visualmente o que a sua imaginação permitir, desde logos até imagens surrealistas. Uma dica: use o ChatGPT para criar os prompts em inglês. ⭐

Um curso para quem quer conhecer sobre negócios de moda e se aprofundar no tema. Você vai aprender desde como fazer o plano de negócios até o lançamento do seu e-commerce.

Claro que a indicação desse filme viria, quem sabe te inspira assim como aconteceu com o Ruan. Amo filmes e vou seguir incluindo nas próximas edições indicações de filmes também. 😎

🫀Cotidiano

Nesta seção, falo sobre as minhas vivências, ideias, insights e desafios. A ideia é dividir um pouco dos meus momentos e os avanços dos projetos que toco por aqui.

Hoje, resolvi mudar o foco nos estudos e falar sobre o poder do inesperado. (inspirado pela história de hoje do Ruan e da Queerida)

Nos últimos tempos, tenho observado as coisas que me acontecem e, cada vez mais, acredito que nada é ao acaso.

Se você prestar bem atenção, os caminhos que escolhe, suas decisões, as pessoas que conhece, nada é um mero acontecimento na sua vida.

O que falta, talvez, é estar atento aos acontecimentos imprevistos e nas respostas das suas escolhas de cada dia. Se não, muita coisa passa despercebida.

A vida por si só é um milagre.

E quando você entende isso, tudo que acontece nela são pequenos milagres.

Viver no piloto automático é o que nos afasta de reconhecer esses sinais e o quanto uma mudança de rota pode mudar o rumo da sua história.

As melhores coisas estão me acontecendo pelo fato de ter aceito a surpresa do inesperado e por confiar no acaso.

Arrisque-se mais, diga sim para o que lhe apresentam. Vamos viver atentos pro caso do inesperado estar inspirado.

Ps: Ainda vou escrever um poema sobre isso. ^_-

"Você precisa fazer aquilo que você pensa não ser capaz de fazer"

Eleanor Roosevelt

Obrigado por reservar um tempo para ler essa edição. Ela demorou a sair hoje por motivos técnicos.

Escrever me deixa verdadeiramente feliz e contar histórias inspiradoras é um combustível na minha própria jornada.

Na próxima semana, teremos outra história inspiradora, que conheço de perto e me faz acreditar na potência que somos.

Até logo,

Rafah - editor :D