- Nossas Vozxs
- Posts
- O brilho da revolução na moda
O brilho da revolução na moda
Nossas Vozxs na moda - edição #05
Nossas Vozxs
Nossas Vozxs é a nossa newsletter repleta de relatos autênticos, insights inspiradores e informações valiosas, dando destaque ao universo empreendedor e com foco especial na comunidade LGBTQIAPN+.

Aqui é o Rafah, designer de negócios criativos e idealizador da Cataliza Social Tech, uma plataforma para transformar pessoas marginalizadas em empreendedores potentes.
Olá, como você está?
Cada palavra que compartilho aqui é fruto de estudo e dedicação, moldando um espaço onde as vozes de todos vão ter o protagonismo merecido.
Palavras sempre de construção, de alegria, de inspiração, de fé, de fazer pensar e fazer sentir, é o que te esperam.
Preparem-se para mergulhar em histórias poderosas, reflexões transformadoras e nas vivências de um empreendedor apaixonado por ser útil.
É hora de mudar como contam as nossas histórias.
Boa leitura, e que nossas vozes ecoem! 🌟🌈
O brilho da Revolução na Moda

Drag Queen - Youtuber - Businesswoman
Já parou para pensar o que brilha em você?
Acredito muito que o tempo revela o que é brilhante em nós, e esse vai ser o catalisador da história de hoje.
Gabriel sempre teve um amor especial pela moda. Quando criança, desenhava roupas para suas amigas. Teve a sua fase na dança e no teatro também. Mas como muito de nós, ele deixou essa paixão de lado conforme foi crescendo.
Na entrevista, quando ouvi os áudios me vi nesta história. Quantos de nós deixamos as nossas paixões e coisas que nos faziam felizes para trás. E por muitos motivos fazemos isso: por invalidação, medo de se expressar, pressão por ter que escolher um único caminho, rejeição.
São diversos os motivos pelos quais abandonamos sonhos, e todos eles pesam nas decisões que são do coração. É preciso coragem, pois geralmente são caminhos diferentes do que esperam de nós.

Foi só durante o terceiro ano do Ensino Médio, quando estava buscando seu caminho, que Gabriel teve um insight: moda era a sua verdadeira vocação.
Com muita determinação, ele se matriculou em um curso de moda e mais tarde fez uma pós-graduação em negócios da moda.
Morando no interior de São Paulo, decide vir para a capital atraído por uma vaga de Assistente de Estilo. Contudo, na prática, a posição era de vendedor numa loja de vestidos de noiva. Mesmo assim, Gabriel se manteve na cidade e no emprego por 13 meses.
Neste meio tempo, no final de 2019, surgiu um convite inusitado de um amigo para se montar de drag queen em seu aniversário, e Gabriel aceitou. Nasce deste convite a fabulosa Lucíola, a drag queen que brilha e tem uma personalidade magnética.
Lucíola veio de uma brincadeira e nunca mais foi embora. Hoje, faz performances icônicas e tem uma presença na internet. Sou um fã que adora ver seus vídeos sobre o mundo da moda no Instagram. Uma Rainha fashion. 👑

Lucíola
Se montar: a arte de se transformar. Uma expressão profunda de identidade, criatividade e um ato de resistência.
Logo depois, veio a sua primeira experiência profissional de fato na área da moda. Gabriel entrou em uma confecção do Bom Retiro, que é uma região central de São Paulo conhecida pela grande quantidade de confecções.
No entanto, a experiência foi um desastre. Apesar de ter aprendido muito e conhecido o processo de produção, as condições de trabalho e a gestão da empresa eram precárias.
Gabriel comentou: Foi muito difícil entrar realmente na área porque a moda é uma "panelinha". Se você tem amigos na marca 'x', você com certeza entra na marca 'x'. Se você tem amigos na marca 'y', com certeza você entra na marca 'y'. E essas marcas grandes ficam trocando de figurinha e é difícil entrar e furar a bolha.
Foi durante a pós-graduação em Negócios da Moda que a vida de Gabriel teve uma reviravolta. Ele conheceu a Lu, formada em administração e com o objetivo de ter um negócio próprio de moda.
Ela já tinha uma ideia de marca de lingerie que fosse mais inclusiva.
Gabriel contou: Ela apresentou um trabalho sobre essa ideia na pós e me brilhou os olhos porque eu achei incrível, necessário. E uma coisa que assim, eu nunca tinha visto antes, sabe? Uma marca de lingerie que fosse inclusiva em questão de gêneros e tamanhos. E uma coisa que a gente não vê e que precisa, porque as pessoas existem e elas precisam se vestir.
Não demorou muito para se tornarem amigos e, em seguida, a Lu fez o inesperado convite de sociedade com Gabriel. Junção perfeita da parte criativa e da gestão do negócio. E é claro que ele aceitou feliz e sem pensar duas vezes.
Juntos, eles decidiram que era hora de criar algo que fizesse a diferença, criam a marca Derriê.

A logomarca da Derriê
Falei sobre aceitar o inesperado na coluna de cotidiano da última edição. É sobre dizer sim ao inesperado e descobrir um mundo do outro lado da porta.
A inspiração por trás da marca Derriê surgiu de uma observação empática e uma necessidade pessoal. Lu, vivenciou a dificuldade de encontrar lingeries que não só servissem, mas que também fossem esteticamente agradáveis e confortáveis para corpos maiores.

A marca é pensada para acomodar a natureza de pessoas com pênis. Pessoas que usam lingeries, mas não encontram conforto e beleza nas opções do mercado.
O nome "Derriê", uma brincadeira com a palavra francesa "derrière" (bunda), enfatiza que todos têm algo em comum, independentemente do tamanho ou forma do corpo, unindo humor e propósito na essência da marca. Um trabalho de branding incrível, 10/10.
Embora tenham começado com um público-alvo definido, Gabriel e Lu ficaram surpresos ao verem como a comunidade LGBTQIAPN+ abraçou a Derriê.
Mesmo com os desafios, a marca conquista parcerias importantes e o seu público. Já estiveram presentes em um clipe da Pabllo Vittar, fiquei chocado quando vi. Nos mostra como é importante fazer parcerias, garimpar oportunidades e ter confiança.

Perguntamos sobre a transformação que a marca busca promover no mundo, Gabriel nos disse que quer ver a moda menos excludente. Quer ver mais pessoas pretas, mais LGBTQIA+, mais pessoas gordas em posição de destaque na moda. E ver produtos feitos para as necessidades desses corpos.
Para terminar, a sua mensagem final para quem deseja entrar no mundo da moda é "faça bem feito. O conceito é lindo, a arte é importante, mas não dá para subestimar a qualidade".
Vamos deixar o mercado hétero cis gênero normativo com eles, vamos criar mais coisas pra gente.
Eu sei que são os primeiros passos nesse jogo de tabuleiro que é empreender, mas a minha visão de negócio me permite ver um futuro promissor. Imagino a Derriê em um desfile no São Paulo Fashion Week, fazendo parcerias importantes, furando bolhas, conquistando muito sucesso.
E é o que mais almejo para tudo que Gabriel se propõe a fazer, muito sucesso e um futuro brilhante. ⭐
Acompanhe a trajetória da Derriê pelas redes.
![]() | ![]() |
🤖Conectar
O foco dessa seção vai ser em indicar ferramentas, cursos, eventos, encontros, palestras, livros, e tudo que sair da minha caixa de ferramentas.
Um TED que mudou minha vida. Emilie é uma estudiosa e pesquisadora sobre pessoas multipotenciais. Ela escreveu um livro que explora o interesse de pessoas em uma variedade de temas e as vantagens e desvantagens de serem assim. Por muito tempo, me pressionei para ser especialista e escolher apenas uma coisa na vida. Agora sei que posso ser tudo isso e muito mais. 🥲
🚀Ferramenta: Khroma
Amo essa ferramenta. A khroma é simples, mas muito potente para você criar uma paleta de cores diferente. Ela é uma IA que cria paletas ilimitadas baseadas nas suas preferências, permitindo que você brinque com as cores. (Em inglês)
Um curso gratuito da FGV para quem quer aprender sobre estratégias de marca. Marketing é um tema muito recorrente e a maioria dos empreendedores que entrevistamos falam do desafio que é o Marketing Digital. Vamos então começar com o básico, estratégias da marca.
🤯Filme: Joy: O nome do sucesso.
Lembrei desse filme incrível sobre empreendedorismo que considero perfeito para a história de hoje. Conta a história real de Joy Mangano, uma inventora e empreendedora que enfrentou desafios para ter um espaço e voz. Vale a pena assistir para se inspirar. 😎🍿

Disponível no Star+
🎙️Youtuber: Apresento Lucíola
A indicação de canal não poderia deixar de ser da Lucíola, nossa protagonista de hoje. Sério, é carisma e conteúdo no mesmo vídeo, além de assuntos interessantes do mundo fashion. 🎙️
🫀Cotidiano
Nesta seção, falo sobre as minhas vivências, ideias, insights e desafios. A ideia é dividir um pouco dos meus momentos e os avanços dos projetos que toco por aqui.
Estou numa semana sensível. Meu aniversário foi nesta terça e acredito que as emoções ficaram a flor da pele. Semana de provas no mestrado, muita turbulência acontecendo, principalmente em relação aos negócios. Sobre isso, quero falar da importância de reconhecer ciclos acabados. Temos uma tendência de levar até o máximo projetos, pessoas, parcerias, mesmo que os objetivos tenham mudado. O meu desconforto hoje é sobre isso. Mesmo com boas intenções, não podemos esperar o mesmo de pessoas que já não estão no nosso barco mais. | Sabe aquele amigo que só te critica? O emprego que te dá crises de ansiedade? O sócio que te prejudica? São ciclos falidos que insistimos em manter por acreditar que não merecemos mais. Precisamos ter um olhar critico e saber reconhecer desconexões. Não é fácil e vai doer, mas é necessário reconhecer que o fluxo do rio mudou e, manter essas relações, vai te afundar mais. Estou inflando meu bote salva vidas e tentando sair desse tipo de relação com dignidade. Se estiver em uma situação assim, sugiro fazer o mesmo por você. Ps: Não negocie o inegociável. U_U |
“Faço tudo com intenção porque nossa intenção é o que é percebido pelos outros.”
Obrigado por reservar um tempo para ler essa edição. Escrevi muito emotivo e muitas vezes tive que parar para chorar. Faz parte.
Escrever me deixa verdadeiramente feliz e contar histórias inspiradoras é um combustível na minha própria jornada.
Na próxima semana, teremos outra história inspiradora. Continue por aqui e veja a transformação que podemos fazer no mundo.
Até logo,
Rafah - editor :D